Sobre a Editora
A PHAB é uma editora de caráter social sem fins lucrativos. Nosso principal objetivo é a divulgação científica e acadêmica de obras do campo das Ciência Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.
LINHAS EDITORIAIS
1) Políticas Sociais e Serviço Social: as condições sociais de emergência e desenvolvimento das políticas sociais no capitalismo e suas teorias explicativas. Liberalismo, Keynesianosmo e Neoliberalismo. Configuração do fundo público. As relações entre Estado e Sociedade para configuração das políticas sociais. O papel dos sujeitos políticos na formulação, implementação e gestão das políticas sociais publicas e privadas na atual conjuntura e na luta pelos direitos sociais.
2) Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social: Determinações sócio - históricas do surgimento e institucionalização do Serviço Social na América Latina, com ênfase no Brasil. Bases teóricas e propostas metodológicas das escolas latino-americanas. O sincretismo prático, teórico e ideológico no Serviço Social. Os determinantes sócio históricos da profissionalização do Serviço Social nas décadas de1960 a 1980. Da autocracia burguesa à redemocratização. Pluralismo e o Movimento de Reconceituação do Serviço Social no Brasil em suas múltiplas perspectivas: modernização conservadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura. As propostas teórico-metodológicas do serviço social fundamentadas no neotomismo, positivismo, funcionalismo, fenomenologia e marxismo. Contexto histórico de redemocratização do Brasil e o processo de renovação da profissão. Crise contemporânea e seus rebatimentos na reconfiguração da questão social. Dilemas e perspectivas para o Serviço Social frente às transformações societárias. Serviço Social frente às mudanças societárias em suas dimensões sociais, éticas e políticas: a crise do capital, o capital fetiche e o debate neodesenvolvimentista; crise de sociabilidade e o surgimento da pós-modernidade em suas dimensões ideológica e cultural; trabalho e formação profissional do assistente social na atualidade.
3) Questões de Gênero, Sexualidade e Interseccionalidade: Explora as construções sociais e culturais do gênero e da sexualidade, questionando as normas binárias e heterossexuais. A teoria queer, como campo crítico, desnaturalizando a identidade de gênero e sexualidade, desafiando noções tradicionais de "normalidade" e abrindo espaço para a multiplicidade de experiências e identidades. Estudos de Gênero e Sexualidades sobre questões teóricas e políticas da Teoria Queer. Reflexões e conceitos relacionados ao gênero, diversidade sexual, estudos feministas, teoria queer, estudos interseccionais, pós-coloniais, descoloniais, decoloniais.